sábado, 27 de abril de 2024

CONSTRUÇÃO DE FORNOS SOLARES : UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA ´´ADIAR O FIM DO MUNDO``!


 Titulo do Projeto 
Integração social e sustentabilidade em projetos e oficinas de aprendizagens
Período do Projeto : De 11/09/2023 a 11/09/202
Carga Horária Total: 190 horas
Área Temática: Educação 
Linha Temática: Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Palavras-chave: Oficinas interdisciplinares / Projetos de aprendizagem / Formação de professores / Formação cidadã / Sustentabilidade / Direitos humanos

Resumo do Projeto
 Este projeto de extensão, articula-se aos projetos de pesquisa: Educação matemática crítica em contextos de formação e aprendizagens e Resolução de problemas, metodologias ativas, diferentes formas de avaliar e o uso de tecnologias no ensino superior, projetos vinculados ao grupo de pesquisa G.A.M.A. - Grupo de pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação. Nesse âmbito, tem o objetivo de propiciar, por meio de ações de extensão vinculadas a abordagens pedagógicas por meio de projetos, experiências no formato de oficinas matemáticas e/ou interdisciplinares, em espaços formais de aprendizagem. O projeto prevê divulgar e compartilhar experiências que fomentem o conhecimento matemático e científico por meio da elaboração e aplicação de oficinas vinculadas a projetos temáticos de ensino e aprendizagem, com o propósito de pensar e agir sobre a realidade educativa de forma sustentável e crítica. Nessa concepção, entende-se a importância de avançar no campo do protagonismo de estudantes e de educadores, quanto ao foco nos processos de engajamento e autoformação, promovendo situações didáticas que priorizem métodos ativos de construção do conhecimento, em abordagens colaborativas, solidárias e críticas, em contextos de projetos com abordagens interdisciplinares e de valorização da investigação matemática. A sustentabilidade deve transversalizar as temáticas, a fim de promover a conscientização por meio de ações práticas, em prol do meio ambiente, da valorização da vida e da transformação da realidade.
Meu Resumo
Projeto de Extensão ( levar conhecimento para fora da Universidade) com a proposta de trabalhar parte do tema da sustentabilidade e uso de materiais que foram descartados e de baixo custo para a construção de fornos solares. Serão trabalhados esses conhecimentos no formato de palestras abertas a comunidade em geral e para as escolas de ensino fundamental e médio. Além de atingir as comunidades mais remotas da região de Bagé e municípios vizinhos, tais como assentamentos e comunidades quilombolas.
É um projeto interdisciplinar, pois envolve conhecimentos de várias áreas , tais como, matemática, física e engenharia.
Levar as escolas e a comunidade o conhecimento e soluções de baixo custo e sustentável .

Participantes Nome e E-mail 
Aluno Andriel de Oliveira Pinto Bidart mailto:andrielbidart.aluno@unipampa.edu.br
Prof.Cristiano Correa Ferreira mailto:cristianoferreira@unipampa.edu.br
Prof.Leandro Blass  leandroblass@unipampa.edu.br
Aluno Naureli Dias Machado naurelimachado.aluno@unipampa.edu.br 
Prof.Sonia Maria da Silva Junqueira soniajunqueira@unipampa.edu.
 Aluna Sthefani Hemann Sacardi sthefanisacardi.aluno@unipampa.edu.br
Aluno Willian Peres de Oliveira willianoliveira.aluno@unipampa.edu










ENSAIOS PRELIMINARES SOBRE ESTUDOS DE CONVERGÊNCIA  DOS RAIOS SOLARES


Qual o objetivo do fogão solar?
O protótipo do fogão solar é capaz de cozinhar qualquer alimento sem dificuldade, sem o uso de gás, lenha, ou energia elétrica, utilizando apenas o calor do sol para cozinhar o alimento, aquecer a água e até mesmo fazer a esterilização de objetos.



Quando foi criado o forno solar?
1767
Inventado na Suíça em 1767 pelo naturalista Horace de Saussure, o forno solar levou séculos para ser difundido pelo mundo.





Quais são as vantagens e desvantagens do forno solar?
As principais vantagens do uso da energia solar estão relacionadas a não poluição durante seu uso e as principais desvantagens são a variação na produção de acordo com o clima e formas de armazenamento pouco eficientes .


Como funciona um forno solar caseiro?
A luz do sol, tanto direta quanto refletida, entra na caixa através do vidro e se transforma em energia calorífica. Ela é absorvida pela superfície preta no fundo do forno e o calor interno faz com que a temperatura dentro do forno solar aumente até que a perda de calor dentro seja igual ao ganho.



Como foi criado o forno solar?
História. Por volta de 1770, Nicholas de Saussurre descreveu os primeiros experimentos com fornos solares do tipo caixa com o objetivo de preparo de alimentos. Ele projetou uma caixa retangular isolada com a parte de cima envidraçada, onde a tampa refletora concentrava a radiação para dentro da caixa.





Por que o fogão solar é uma alternativa sustentável?
Sustentabilidade ambiental

Os fogões solares utilizam energia renovável e limpa do sol, o que reduz a dependência de combustíveis fósseis e diminui as emissões de gases de efeito estufa associadas à combustão desses combustíveis. Isso ajuda a mitigar as mudanças climáticas e a preservar o meio ambiente.



   CONFIRMANDO TEMPERATURA DE FORMATOS CÔNICOS COM TERMÔMETRO DIGITAL


ESTUDANDO DESEMPENHO DE LENTE FRESNEL

linha-imagem-animada-0429





        ESPELHO FRESNEL

Como funciona o forno?
O forno funciona como uma estufa muito quente, que cozinha os alimentos de maneira uniforme. Diferentemente do cozimento que acontece em uma panela no fogão, no forno, o alimento recebe calor de todos os lados, por igual. Assim, é possível cozinhar alimentos volumosos, como um frango inteiro ou um pão, por exemplo













EXPERIMENTOS COM MATERIAIS DIVERSOS








COMPROVANDO O DESEMPENHO DE MODELOS









EXPERIMENTOS COM FORMATOS CÔNICOS










CONE








                   


                                                    VEJA VÍDEO


          

         SIMPLES FORNO FEITO COM LAMINA DE ALUMÍNIO POLIDA.



















VEJA VIDEOS







                          









 
        

  CONE REFLETOR FEITO COM LAMINA CUADRADA PERMITINDO VARIOS ANGULOS DE CONVERGÊNCIA












                                                    
                                                     VEJA VÍDEO         
                   Como calcular a insolação?
         Qg = Qo ( a + b. n/N) (1) Na equação (1), Qg representa a radiação solar global, em cal/cm2 . dia; Qo a radiação solar em uma superfície solar horizontal no topo da atmosfera, em cal/cm2 .



Como medir insolação solar?
Heliógrafo. Instrumento que registra a duração do brilho solar. A radiação solar é focalizada por uma esfera de cristal de 10 cm de diâmetro sobre uma fita que, pela ação da radiação é energrecida. O cumprimento desta fita exposta a radiação solar mede o número de horas de insolação.
Como medir radiação em casa?
Como medir radiação em casa?


                            












EXPERIMENTO. REFLETOR DE CONVERGÊNCIA

RECOMENDADO TER UM TAMANHO DE 1.50 X 1.50
































A fim de determinar o nível de rádon numa casa em particular, é necessário medir a concentração de rádon presente no ar interior. O rádon mede-se muitas vezes com pequenos detetores de plástico colocados dentro de casa durante várias semanas, com vista a medir adequadamente a concentração média de rádon.





CONHEÇA INTERESSANTES LENTES FEITAS COM ÁGUA




Como saber a irradiação solar de uma cidade?
  1. Abra alguma ferramenta de pesquisa e visualização de mapas, como o Google Maps;
  2. Digite o endereço aproximado do local em que você deseja obter os dados de irradiação solar;
  3. Consulte suas coordenadas geográficas (latitude e longitude);

PROJETO. NAURELI MACHADO


FORNO SOLAR CAIXA
===================

                    PARTES APROVEITADAS DE FOGÃO A GÁS

               MADEIRA APROVEITADA DE GUARDA-ROUPAS VELHO

            CHAPA PRETA DO FUNDO DE FORNO A GÁS


           PEÇAS LATERAIS

     COLAGEM E PARAFUSADO


                      ISOPOR  20 MILÍMETROS ESPESSURA

                     ISOLAMENTO TÉRMICO FEITO COM ISOPOR



              PORTA TRASEIRA PARA ENTRADA DE PANELAS,QUE DEVERÃO SER SEMPRE DE COR PRETO FOSCO

                      COLAGEM DE PLACAS DE ISOPOR

            ALGUMAS FERRAMENTAS E MATERIAIS USADOS

  

                      


TRABALHO DE ALUNOS NAS DEPENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE














A luz do sol, tanto direta quanto refletida, que entra na caixa se transforma em energia calorífica, que é absorvida pelo fundo preto da base do aparelho, ficando presa devido ao vidro (NETO, 2020). A temperatura no seu interior pode variar entre 90°C e 200°C e pode cozinhar facilmente qualquer alimento.










Há três tipos de fogões solares: o painel, caixa e parabólico. Os fogões solares de painel são mais fáceis de serem confeccionados, com o mínimo de investimento de tempo e dinheiro.




Como funciona o fogão solar

O cozimento é realizado com a ajuda dos raios ultravioleta, ou seja, a radiação solar. Um fogão solar absorve os raios ultravioleta e os transforma em raios infravermelhos. Os fogões solares são projetados de forma que a radiação infravermelha não escape








Qual o princípio de funcionamento do fogão solar?
Como funciona o fogão solar? O fogão solar funciona por meio do calor gerado pelos raios solares, que se multiplicam ao atingir as superfícies espelhadas do equipamento. Portanto, esse tipo de fogão é capaz de absorver os raios ultravioleta e transformá-los em radiação infravermelha






            NOME DE ALUNOS.prof,Sonia Junqueira.Naureli Machado. Willian Perez.  Sthefani Sacardi Andriel. Valeria Lopes Machado 

FORNO SENDO PINTADO






Qual o objetivo de um forno solar?
O forno solar é uma tecnologia sustentável que transforma a luz do sol em calor para cozinhar alimentos, purificar água e esterilizar utensílios. O equipamento funciona a partir de uma caixa térmica com duas tampas, uma de vidro e outra refletora.


ESPELHO CURVO PARA EXPERIMENTOS DE CONVERGÊNCIA


  



DETALHE DO SUPORTE REGULADOR DE ANGULO DO ESPELHO























RELATÓRIO RESULTADO DO ESTUDO DO FORNO MODELO CAIXA








CLICK ENCIMA DA IMAGEM PARA  MELHORAR NITIDEZ DO TEXTO























Nenhum comentário:

Postar um comentário